sexta-feira, 14 de janeiro de 2022


     Um encontro existencial

Durante a primeira graduação em Teologia me interessei pelo pensamento grego. Então, fui cursar Filosofia. A cada aula, um espanto, hora saíamos em choque, hora maravilhados. Em uma de nossas conversas eu e os colegas falávamos como seria bom se a filosofia chegasse as ruas como nos tempos da Grécia Antiga. Foi então, que alguém mencionou a Filosofia Clínica. Naquele instante fui fisgada, iniciei a pós-graduação no Instituto Packter onde me tornei Especialista em Filosofia Clínica com habitação à pesquisa e dei segmento a minha formação para Habilita à Clínica no Recanto da Filosofia Clínica. Todo a formação somente me faz perceber que ainda há muito a saber e que o que hoje conheço é apenas uma gota no oceano.
Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e serás sábio.
Sócrates
A Filosofia Clínica me ensina a prática da alteridade, ir ao mundo do outro sem a bagagem, sem julgamento, sem afrontar a sua representação. Me ensina que a terapia é como uma dança que pode ser intensa ou suave, com muitos movimentos, muitos sons e ritmos diferentes. O terapeuta desenvolve a escuta, e é a escuta que o faz perceber todos os movimentos dessa dança. É um encontro e é nesse encontro ENTRE filósofo clínico e partilhante que a clínica acontece.
A Filosofia Clínica me ensina sobre o amor, não é possível ser filósofo clinico sem amar o próximo, sem amar aquele que vem compartilhar a sua existência, suas questões suas dores. Will Goya nos diz em seu livro A Escuta e o Silêncio "”amar o próximo como a si mesmo" não é amar apenas o semelhante, mas sobretudo o diferente, aquele com quem se aprende que o mundo é maior do que o próprio eu". É uma nova lição a cada clínica, a cada partilhante, a cada singularidade. Goya diz que “o importante é entender que o meu próximo é todo aquele de quem eu me aproximo, sem violentar sua autonomia ou seu jeito de ser". É na prática da escuta do amor ao próximo que a Filosofia Clínica acontece.

Paula Prizo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário